Diabo Legalismo

O Mito da Música: Secular ou Gospel?

10:16Maicon Custódio





Amo música! Isso não é novidade para ninguém que me conhece. Ouço música o dia todo. Não sou um dos maiores adeptos do "gospel", mas tem muita coisa boa nesse meio (Adhemar de Campos, Luo, Jeremy Campos, Logos, Hillsong  e muitos outros), mas deixar de ouvir música boa por ser 'secular'?! Jamais. Amo ouvir Chico Buarque, Renato Russo e a Legião (com restrições, óbvio), Os Paralamas do Sucesso e, assim como no caso do "gospel", ouço muitos outros que esbajam qualidade!

No que diz respeito a cristãos ouvirem ou não as músicas seculares sempre temos diversas discussões, pois algumas pessoas são totalmente contra e como exemplifica a figura acima: "Caminhamos numa corda bamba com suas extremidades presas à opinião alheia". Muitas vezes nos esquecemos que a nossa regra de fé e prática é a Bíblia e passamos a ter a opinião pública como parâmetro de vida. Um erro. Neste caso, muitos podem argumentar sobre o escândalo, mas, frente a isso, pergunto:

NÃO GERO ESCÂNDALO AOS ADVENTISTAS QUANDO COMO CARNE DE PORCO OU NÃO GUARDO O  SÁBADO?!

NÃO SERIA ESCANDALOSO BATIZARMOS AS NOSSAS CRIANÇAS, QUANDO MUITOS IRMÃOS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES SÃO CONTRÁRIOS A ESTA PRÁTICA?!

OU AINDA; NÃO SERIA ERRADO EXTERNAR A NOSSA REPROVAÇÃO À INTERCESSÃO DOS SANTOS DA IGREJA ROMANA?!

Ou será que você não considera adventistas, católicos e pessoas que são contra o batismo infantil como irmãos?! Não  estaríamos sendo motivo de escândalo se nos levantássemos contra suas práticas ou não praticássemos o que eles consideram certo?!

Fiz toda esta introdução pelo fato de ver muito legalismo nos últimos tempos. Muita gente que se levanta contra algumas coisas que se faz fora das paredes eclesiásticas, mas considera uma bênção  um evento como o divulgado no cartaz abaixo.




Fui motivado a escrever este post pelo fato de ter recebido um e-mail há muito tempo que criticava a música de abertura da novela "Cama de Gato". A música dos Titãs que se chama "Pelo Avesso": Vejamos um trecho:

"Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construí pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim

Eu quero o mesmo inferno

A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro".


O cidadão que escreveu o e-mail (que chegou a mim encaminhado por uma amiga) dizia que esta música é uma expressão exata de Satanás, pois fala de roubar, destruir e inferno. De fato, a música fala sobre isso, mas de forma irônica. Aos desavisados, vejamos o que o dicionário define como IRONIA: "Figura de linguagem, geralmente usada para fazer graça ou mostrar irritação, em que se declara o contrário do que se pensa". Esta é uma marca de músicos brasileiros. Os Titãs, por exemplo, regravaram há alguns anos o sucesso "Aluga-se" (VEJA LETRA) de Raul Seixas, que fala que devemos alugar o Brasil para os estrangeiros. Seriam eles a favor disso?! Renato Russo escreveu e cantou com rara empolgação "Perfeição" (LETRA AQUI). Nesta música o "legionário" diz que quer "celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, do meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões" e assim, neste ritmo, segue toda a letra. Estaria o sentimental Renato feliz com toda essa situação a ponto de celebrar?! E o que dizer então de João Alexandre?! Em sua Música "É Proibido Pensar" (LETRA) o cara fala que tem um problema que precisa ser resolvido: ENTRAR NO ESQUEMA. Será que o João está expressando em uma frase como esta, a sua vontade de participar deste evangelicalismo todo?!

Gente! Precisamos ser um pouco mais pensantes. Leiamos com maior senso crítico as coisas que vem sem enviadas pra nós. Uma pessoa que não sabe apreciar a ironia que é uma das mais belas expressões de arte que temos e começa a ver capeta em tudo e dissimula uma idéia patética como esta pela internet não merece crédito. Não encaminhem e-mails só porque tem uma mensagem tipicamente evangélica. Leiam, confiram, pensem, orem, mas por favor, não sejam manipulados por gente legalista, farisaica e sensacionalista que ao invés de se preocupar com as coisas básicas e simples do Evangelho ficam procurando chifres em cabeças de cavalos.

Não pensem aqui, que estou defendendo que devemos ouvir tudo quanto é música (secular ou gospel). Sejamos seletivos no que ouvimos também, porque tudo isso é manifestação da glória de Deus, capacitando os homens a poetizar, com clareza, sarcasmo e bom humor tudo o que pensa. É fato que tem coisa chula por aí, mas não precisa ficar rodando disco ao contrário ou pausando imagens de DVD para achar a cena em que Satan deixou a sua mensagem. Ele tem se comunicado de forma muito mais clara que isso!!!

Amigos,

Vou me despedindo na esperança que o nosso mundo continue assim, cada dia melhor e caminhando para a perfeição como temos visto!

Ops! Perdão pela ironia...

Naquele que meu deu a mente para pensar, criticar, criar, improvisar, aprender, adorar e tudo quanto eu puder fazer... e, sempre que possível, ironizar...


MAICON.

Você Poderá Gostar de:

7 comentários

  1. rsrsrs... tá bravo??
    Amei seu desabafo, queria sentar do seu lado e te irritar mais um pouco, eita que maldade!! rsrsrs...
    Eu confesso que ouço particamente música "gospel" por opção, reconheço que sou muito fraca. Quando começo a ouvir aquelas músicas de "corno", normalmente sertaneja, choooooooooooro, fico deprê, se ouço uma mais agitada páro tudo e fico a dançar pela casa feito velha louca, minha filha que diz assim. Estrangeira eu não sei o que ta falando, tem umas até que vou no google pra ver a letra, se não tá xingando minha mãe, ah mais depois esqueço que música era!!
    Mas se parar pra pensar bem, eu ouço música o dia inteiro e secular também, por que minha filha é movida a música, às vezes penso que pode faltar comida, mas música, nunca.
    Por isso acredito que cada um tem que fazer sua escolha, assim como a gente escolhe o que veste, o que assiste na tv, com quem faz amizade, a igreja que frequenta e outras coisas, sempre segundo a sua regra de fé e prática.

    Se a música secular te faz mal, não ouça; mas verifica a qualidade e letra da música antes de tomar uma medida radical.
    O sol foi feito por Deus e é maravilhoso e benéfico, mas se você "tomar" sol da forma errada meu amigo, você vai se dar mal!

    ResponderExcluir
  2. Janise,

    Sábias palavras. O negócio é este mesmo. Há casos e casos e cada um reage de um jeito. Só não podemos aceitar que as pessoas coloquem no texto bíblico algo que não esteja lá...

    Bjão e valeu pelo comentário...

    ResponderExcluir
  3. qrido, mt bom... suas msgns tem me edificado. DEUS abencoe!

    ResponderExcluir
  4. Quando tinha 15 anos, dizia ao pessoal do louvor pra ouvir qq tipo de música e perceber a alegria com que cantavam as canções.
    Hoje com meus 41 anos, digo que temos uma safra de músicas "gospel" de excelente qualidade interpretativa e musical.
    Creio que pode-se ouvir de tudo, que traga edificação a minha vida, a vida do próximo e ao louvor a DEUS. DEUS o abençoe

    ResponderExcluir
  5. Querido creio que esteje um pouco equivocado pq Deus é criador da música porém as músicas seculares são inspiradas por quem ? Será que é pelo o Espírito Santo acho que não é claro que no meio gospel tem algumas músicas que deixam a desejar mas não é por isso que vou emprestar meus ouvidos que foram criados para ouvir o que agrada a Ele para ouvir musicas seculares,mas quem sou eu p/ convencer alguém deixo para o Senhor Jesus fazer isso !!!!

    ResponderExcluir
  6. O Anônimo, as músicas seculares, bem como tudo de qualidade produzido por não cristão vêm do Espírito Santo sim, pela sua graça comum! Como dizia Calvino, como toda verdade procede de Deus, aonde quer que a encontremos não devemos rejeitá-la, sob pena de estarmos sendo insultuosos para com o Espírito Santo de Deus!

    ResponderExcluir

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato