Deus Graça

Você é Tão Ruim Quanto o Bin Laden

15:47Maicon Custódio



O título não está errado. Eu não me equivoquei. É isto mesmo que você leu. Você, meu amigo, seja pastor, crente, advogado, médico, irmã de caridade ou voluntário da ONU na África é uma pessoa tão ruim quanto o terrorista Osama Bin Laden. O Muammar Kadafi e você são farinha do mesmo saco. Sua essência respira violência, o âmago da sua alma tem sede de sangue e se você tivesse tido a oportunidade o sangue de Abel estaria em suas mãos e não das de Caim. Não importa se você é negro, branco, amarelo ou cor de rosa. Não faz a mínima diferença se você nunca matou uma mosca ou se acabou de sair da cadeia depois de ter passado longos anos pagando pelos crimes que cometeu. Lembra do Maníaco do Parque? Do rapaz que atirou nas criancinhas naquela escola do Rio de Janeiro? Os torturadores nazistas? A mãe que abandonou o filho na lixeira? Os garotos mimados que atearam fogo no índio Pataxó? Você é da mesma laia que todos eles. Sem tirar nem colocar. Perfeitamente igual. E a pior parte de tudo: eu, Maicon Custódio dos Santos, sou tão tenebroso, monstruoso, brutal e possuidor de um instinto assassino e malvado que é absolutamente igual a todos eles... e a você também.

A Bíblia afirma, na carta de Paulo aos Romanos, capítulo 3, verso 23 que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Isso não trata de um ato de pecar, mas de receber de Adão a herança maldita da culpa e da corrupção que faz de mim um pecador imperdoável diante de Deus. A pior raça que existe. Nos salmos temos afirmações bombásticas sobre isso. Em 51.5 a afirmação de Davi é forte quando diz que: Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe ou ainda em 58.3 quando afirma que desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Paulo aos Romanos faz mais uma afirmação contundente quando afirma com todas as letras que não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer (3.10-12). Em síntese, a Bíblia comprova e ressalta cada palavra do que eu disse. Não há qualquer diferença entre nós, em nós mesmos, pois todas as nossas justiças são como trapos de imundícia (Isaías 64.6). portanto, a conclusão é clara: Se o Bin Laden e sua corja são dignos do inferno, nós também somos, na mesma medida de dor, rejeição e sofrimento. Sem qualquer apaziguamento, pois somos todos pecadores em mesmo grau. Dos mentirosos aos assassinos, dos idólatras aos preguiçosos, dos bonzinhos aos santarrões. Se fossem como os dias de Ló em Sodoma e Gomorra você pode ter uma certeza: Ficaríamos todos nas cidades e morreríamos por lá. Sem chance, sem meias palavras, sem piedade. Morte é o nosso destino natural.

Porém, para nos livrar do nosso destino natural Deus proveu algo sobrenatural. Ele resolveu virar gente. Deus decidiu ter peso, altura, falar uma língua, ter uma cor, comer pão, beber vinho, enfim, Deus resolveu ser gente como a gente, viver em nosso meio, morrer pelas nossas mãos, por causa de nós e trazer um presente a cada um de nós. Nele, fomos restaurados, e aquele pecado todo que eu vinha dizendo antes pôde ser sepultado com ele, mas como ele não ficou na tumba, pelo contrário, ressuscitou, quando ele saiu dela voltou sem qualquer peso de pecado, pois o sangue dele nos limpou e agora, por causa do amor e da graça dele, todo aquele que crê em seu nome e na eficácia de seu sacrifício para nos salvar do nosso caráter de Bin Laden pode ter a vida eterna. A história pode até parecer simplória e repetitiva, mas foi o fato mais absurdo da História da humanidade. Este ato sobrenatural é a única coisa que possibilita que algum ser humano seja diferente de Bin Laden. Trocando em miúdos, a única coisa que te torna diferente do Bin Laden ou de qualquer outro assassino, estuprador ou terrorista é a graça de Cristo e a ação poderosa dele na sua vida.

Não gaste seu tempo se justificando ou tentando achar argumentos para refutar o meu texto, simplesmente reconheça que é pecador, digno do inferno e que precisa de Jesus Cristo, o Deus encarnado. Não adianta chegar diante de Deus dizendo que fez filantropia, que foi bom marido, honesto e trabalhador, pois isso não vai fazer diferença, pois você nunca pode se esquecer que a única coisa que te torna diferente – e melhor – que o Osama Bin Laden é o fato de ter Jesus Cristo. Qualquer outro discurso, justificativa ou desculpa não vai colar diante de Deus, amado leitor. Além disso, não tente barganhas com Deus ou qualquer tentativa de fazer algo para que consiga se livrar do seu fardo maldito, o pecado. Digo isto pensando em uma única e preciosa palavra que não me canso de ler e repetir na Escritura Sagrada: Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não por obras para que ninguém se glorie [...] (Efésios 2.8-9). O mesmo Paulo que disse estas palavras as disse porque ele mesmo já havia entendido que não conseguiria fazer nada para se livrar do pecado que habitava nele e que o corroía e corrompia dia após dia. Prova disso? Veja o que ele diz em Romanos 7.24 a 8.1: Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Enfim, Jesus Cristo nos libertou do poder do pecado e por causa disso, produzimos algo que o agrade. Cumprimos as boas obras que Ele mesmo preparou para que andássemos nelas.

A minha esperança é que ao ler um texto como esse você conclua algumas coisas muito preciosas para a sua vida, querido leitor. Primeiro eu adoraria que você largasse de qualquer tipo de farisaísmo santarrão e passasse a olhar para seu próprio telhado de vidro, pois você é absolutamente pecador. Segundo, se você não é crente, oro a Deus para que seu coração seja profundamente impactado pela mensagem poderosa que pode libertar você das garras do pecado e de seu caráter terrorista. Terceiro, espero que você aprenda a viver nessa graça maravilhosa e salvadora de Jesus Cristo que não nos trata do jeito que merecemos, não nos trata como sanguinários terroristas, mas como eleitos Dele, escolhidos de Deus e co-herdeiros das graças e méritos da cruz!

Que você se convença de quem é você... Quem é Jesus e o que Ele fez por você.

Nele,

Maicon.

Você Poderá Gostar de:

12 comentários

  1. Eitaaaaa!
    Como sempre, ótimo texto. Forte e perfeitamente coerente com as Escrituras.
    E o que mais gosto, despido de qualquer vanglória ou máscara de santidade superior.
    Acho perfeito o texto de Romanos que diz que todos se tornaram inúteis. É isso que somos sem Cristo: pecadores inúteis, não importa o quão religiosos, moralmente corretos e socialmente engajados.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter palavras tão seletas quanto as da Kaline, gente! Tenho um orgulho santo de ser seu professor, rsrs

    ResponderExcluir
  3. "Ninguém é tão bom que não possa fazer o mal e ninguém é tão mal que não possa fazer o bem". Jesus me ensina que nos bons ele vê o desejo dos "Maus" e nos "maus" o desejo do bem.

    Baita texto hermano.

    ResponderExcluir
  4. O que nos faz aproximar cada vez mais de Deus (atitude que procuro diariamente) é termos consciência dessa nossa natureza pecaminosa.
    Não podemos em momento algum achar que somos melhores do que outréns (bons ou maus pelo nosso parco julgamento).
    Parabéns por esse artigo tão contundente e verdadeiro, com um tema que poucos (raros, na verdade) gostam de abordar.
    Pois as mensagens triunfalistas, de prosperidade, bênçãos em detrimento do abençoador, cheias de argumentos filosóficos humanos e de manipulações até psicológicas têm tomado conta de nossos púlpitos e, com isso, a verdadeira mensagem que CONFRONTA, que nos faz PENSAR e CONSCIENTIZAR quem somos e QUEM É DEUS (como a que você acabou de postar) tem sido desmerecida.
    Afinal, ela não LOTA ESTÁDIOS e nem DÁ FAMA.
    Mas ela FAZ COM QUE O REINO DE DEUS SEJA DIA A DIA ACRESCIDO.... esquecem-se disso.
    Mais uma vez, PARABÉNS!!!!
    Deus lhe use mais e mais.......

    Paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. OLha que honra, o MEREGE comentando aqui!

    cara, essa nossa natureza é uma praga! Só Jesus pra deixar a gente aceitável diante de Deus!

    Abração

    ResponderExcluir
  6. ô Aninha, que bom ler o que você disse!

    É este o nosso desafio todo o dia. Em tempos que o Evangelho é uma coisa estranha aos olhos de Cristo, precisamos gritar mais e mais alto que precisamos Dele para sermos salvos!

    Que Ele nos ilumine sempre.

    Obrigado pelo comentário e pelos elogios!

    ResponderExcluir
  7. Pronto, blogueiro chorão! Tô comentando! rsrsrs

    #Ficadica de um vídeo irado sobre o assunto: http://youtu.be/DADApKV1N1A

    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. É exatamente esse argumento que me atraiu ao pensamento reformado...pq eu não via uma solução para o ego inflamado nas religiões...mas a solução está aí..."que ele cresça e que eu diminua"...sem o mínimo espaço para hipocrisia...

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto!!!
    As vezes precisamos "tomar" umas assim, para deixarmos de ser hipócritas, nos sentindo melhores que os outros. Somos todos iguais, e dignos do inferno. Só Jesus mesmo. Eita Deus bom sô!!!
    parabéns pelas postagens!
    Que o Senhor continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Samara!

    Que bom ter você por aqui...

    A mensagem de confronto de pecado era a de Jesus e de João Batista, os apóstolos não cessaram de falar disso, mas infelizmente vivemos em tempos de evangelho agua com acucar.

    Falar verdade é sempre bom!

    Abração

    ResponderExcluir
  11. bom passar por aqui. bom texto. lamarque

    ResponderExcluir
  12. Parafraseando o próprio Paulo em Romanos 7:19: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

    ResponderExcluir

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato