Evangelicalismo Jesus

Terrorismo e Misticismo. Não dou RT!

20:28Maicon Custódio


 Existe uma coisa que sempre me irritou. As malditas correntes religiosas que enchem minha caixa de email desde que me entendendo por internauta. Normalmente elas possuem uma música irritante, uma frase motivacional e existencialista e no fim das contas faz alguma promessa para o caso de eu reenviar o email para a minha lista de amigos. Elas diziam coisas como: "Reenvie para 20 amigos e você vai receber uma grande bênção hoje!" ou ainda "escolha cinco pessoas para enviar este email e tenha a certeza que uma delas vai te dar um presente hoje".

Esta prática é ruim, irritante, mística, mas pelo menos faz algumas boas promessas, rsrs. Porém, ultimamente está invadindo a minha página no Facebook uma nova corrente, mais desgraçada, mística e ridícula do que a anterior... Trata-se de uma onda que vem com pseudo-estatísticas e constrange ou amaldiçoa quem não a repassar. Você vê invadir a sua timeline um emaranhado de coisas dizendo: "Se você não curtir isso você não é de Jesus" ou ainda "Só compartilhe isto se você é de Jesus". Só faltou gritar um: "Quem gostou faz barulho, Caldeirão!". Convenhamos, néh! Ninguém merece isso... É feio demais! Abaixo eu posto a postagem que subiu minha TL umas quatro vezes somente no dia de hoje:

"Infelizmente 96% dos usuários do FACEBOOK não vão postar isso... Quando Jesus morreu na cruz, Ele estava pensando em você... Em nós... Se você é um dos 4% que vai se levantar para Ele...só poste isso... Tenho orgulho de ser um dos 4% que ama Deus!!!"

 Quer dizer então que o fato de eu não republicar essa frase significa que eu não amo a Deus, isso? Quer dizer que se eu não participar de uma correntezinha que uns espiritualóides criaram por aí eu não tenho parte com o Mestre ou não estou provando o meu amor por Ele? Se eu falasse tudo que está na minha mente e coração agora, este seria o post mais ríspido e mal educado da história deste blog! Essas correntes não são em nada piores do que os crentes anteriores à Reforma que ficavam pagando para a Igreja libertar seus parentes do Purgatório. É a mesma idéia de subir uma escadaria de igreja de joelhos para provar que ama a Deus. Criticam os católicos por fazerem sinal da cruz em frente a cada igreja que passa, mas acabam criando os seus sinais e marcas também. Pode não ser a marca da besta, mas é marca DE besta!

Jesus disse que provamos nosso relacionamento com Ele quando fazemos o que Ele nos manda (cf. João 15.14). A Palavra nos diz que a verdadeira religião é aquela que cuida de órfãos e de viúvas (cf. Tiago 1.27). Em 1 João 3 o que diz é que temos um privilégio de sermos chamados filhos de Deus e que provamos esta filiação em não vivermos pecado. A mesma Bíblia que diz que não devemos fazer nada por vanglória (Filipenses 2.3). Enfim, Deus não exige que eu participe de correntes, me vire para Jerusalém, vá a Meca uma vez na vida ou suba escadarias de joelhos... Muito menos pede que eu retuíte uma frase. Ele me exige obediência, amor ao próximo, afastamento do pecado, humildade e principalmente que eu creia no poder salvador de Seu Filho, Jesus, sobre a minha vida (Atos 16.31).

Espero que o recado tenha sido dado. Espero que você que dissemina essas crendices e patuás eletrônicos repense. Não repasse uma coisa que promete bênção a quem cumprir um ritual patético, JESUS NÃO PEDIU ISSO DE NINGUÉM. E por favor, jamais condicione o meu amor ou devoção ao meu Salvador à minha atitude de participar, ou não, de uma coisa desse tipo...

Naquele que me salvou de graça, sem patuás, repetecos ou retuítes,

Maicon.

Você Poderá Gostar de:

8 comentários

  1. Se vc é daqueles que não aguentam mais essas correntes em qualquer lugar, copie e cole no seu comentário..

    :P

    ResponderExcluir
  2. Se vc é daqueles que não aguentam mais essas correntes em qualquer lugar, copie e cole no seu comentário..

    :P

    ResponderExcluir
  3. E eu que pensei que o facebook estava livre dessas correntes tão populares no orkut... Ledo engano.

    ResponderExcluir
  4. "Infelizmente 96% dos usuários do FACEBOOK não vão postar isso... Quando Jesus morreu na cruz, Ele estava pensando em você... Em nós... Se você é um dos 4% que vai se levantar para Ele...só poste isso... Tenho orgulho de ser um dos 4% que ama Deus!!!"

    ResponderExcluir
  5. Liberdade de expressão. Tá aí algo complicado na Internet.

    Infelizmente, existem pessoas que por mais que sejam boas pessoas na vida real, não sabem se comportar na vida virtual.

    Passo raiva com correntes e mensagens do tipo há ANOS.

    Dia desses, coisa de uma ou duas semanas, recebi um email de um líder da própria Presbiteriana que encaminhava mensagem que recebeu de um pastor, com conteúdo semelhante ao de uma corrente.

    Ambos, tenho CERTEZA que tiveram as melhores das intenções. Apenas caíram na bobeira de acreditar na mensagem que haviam recebido e encaminharam.

    Não tenho dúvidas de que sejam ótimas pessoas na vida real. Mas não souberam usar a ferramenta da Internet adequadamente.

    Minha mãe mesmo vira e mexe me encaminha emails do gênero.

    ÀS vezes até pelo telefone me fala "Você viu o email XXX? Por que não me respondeu??" Rs...

    Não é por mal.

    Temos que entender e relevar.

    À propósito: Cuidado com a interpretação de algumas frases, Maicon. A Internet é mestre em nos pregar peças de interpretação. Afinal, não vemos tom de voz, expressão facial e etc em mensagens aqui, especialmente mensagens rápidas do Twitter e redes semelhantes. Assim, podemos facilmente achar que fulano foi irônico, grosso ou algo do gênero, quando o fulano não teve essa intenção ao escrever a mensagem.

    A vida virtual ás vezes é igualmente complicada à vida real.

    ResponderExcluir
  6. O pior de tudo é ver gente velha de igreja fazendo esse tipo de coisa, afff. Gente bebendo leitinho espiritual ainda.

    ResponderExcluir
  7. Se vc não comentar esse post vc não ama Jesus

    ResponderExcluir

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato