Arte Livros

Os 10 Melhores Livros de 2013

18:19Maicon Custódio


 Ano passado o meu amigo, Arthur Corrêa, fez um desafio aos blogueiros para que nós fizéssemos uma lista contendo os melhores livros que havíamos lido durante o ano de 2012. Como estamos já no final de 2013 é hora de fazer a lista deste ano e, como o Arthur ainda não lançou o desafio eu faço o meu post e aproveito pra desafiar/pedir aos amigos que façam o favor de nos dizer o que leram de bom em 2013. Abaixo, segue meu TOP 10 de 2013...


O EVANGELHO EXPLÍCITO
Matt Chandler e Jared Wilson

Uma leitura obrigatória a todos que desejam uma palavra explícita acerca do que é o Evangelho. Teológico, mas prático. Coisa pra pastor, mas coisa pra crentes comuns também. É ler e ter certeza de que sua visão sobre Deus, homem, Cristo, criação e diversas bases do Cristianismo serão ampliadas e, no caso de quem não entendeu nada ainda, vai mudar a forma de ver Deus e a sua redenção em Cristo.



QUAL A MISSÃO DA IGREJA?
Kevin DeYoung e Greg Gilbert

A distinção evangelho amplo e restrito é um marco interessante dentro do livro. Nos conduz a entender os argumentos de lado a lado e ver que é crucial termos ambos os "evangelhos" na missão da igreja.
A interpretação do "ide" por parte de DeYoung é desafiadora e esclarecedora, pois nos mostra que não somos "continuadores" da obra de Cristo, mas anunciadores dela. 



 
IGREJA VINTAGE
Mark Driscoll e Gerry Breashers
É interessantíssimo. Muito pelo fato de nos ajudar a compreender a eclesiologia do sempre polêmico, Mark Driscoll. A mim, o livro agradou bastante, tanto que está nesta lista, mas o que mais me ajudou foi a ideia mais ampla de igreja missional e multilocalizada. É certo que missional já fazia parte do meu vocabulário, mas este livro me ajudou a saber melhor do que estou falando enquanto digo "missional".





 
A CRUZ DO REI
Timothy Keller
Uma frase? "Nunca mais prego no Evangelho de Marcos sem antes ler o que Tim Keller diz!". O livro caminha em cima do evangelho escrito por Marcos explorando as figuras do Rei e da Cruz. É dasafiador e confortante ao mesmo tempo. Uma leitura que durou 3 dias, tamanha a sede que fluía a cada página. Planejo uma leitura acurado de Marcos e volto ao livro depois disso pra absorver ainda mais. Meu conselho pra você é: COMPRE ESTE LIVRO!



CONFISSÕES
Santo Agostinho
A despeito das fases da vida do Padre de Hipona e de suas maravilhosas frases de encanto e poesia frente aos próprios deméritos e crises o livro me conquistou por algo diferente. Este semestre lecionei Teontologia  e Agostinho era quem me apresentava Deus de um jeito que nenhum teólogo sistemático o fazia. Ele era doce, mas profundo. Cada página é cheia de frases fortes, daquelas que dá vontade de colocar na parede de casa. Além, é claro, da beleza que é ler um Pai da Igreja, ainda mais, sendo aquele que embasou boa parte do calvinismo.
 

 
TODO MUNDO PENSA, VOCÊ TAMBÉM
Wadislau Martins Gomes
O Rev. Wadislau foi uma daquelas surpresas boas do ano. O conhecia como referência em Aconselhamento, amava ouvir seus sermões no site da igreja dele, mas quando comecei a ler "o homem" falando sobre anti-intelectualismo, teorreferência e termos que eu me acostumei a ouvir do filho dele, Rev. Davi, na sala de aula eu tive a certeza que a coisa é meio genética. Ele usou de sua habilidade criativa e de contar histórias pra nos surpreender e presentear com um tratado sobre a necessidade de uma fé que tenha cabeça além de coração.




DEUSES FALSOS
Timothy Keller
Tá aí um cara bom de se ler. Esse presbiteriano que pastoreia em New York é brilhante. É o único que se repete na minha lista. Deuses Falsos, na verdade é uma releitura, pois o li uns 2 anos antes, mas é magnífico. O cerne da idolatria e do culto a nós mesmos é combatido. Textos bíblicos e experiências de personagens das Escrituras são explorados para nos conduzir a dar o trono ao Deus Verdadeiro e abrir mão das falsas divindades que buscamos e nos levam à destruição.

  

 
ORTODOXIA
G.K. Chesterton
Tenho o livro há um tempo. Era um daqueles que ficaria pra ser lido daqui uns anos, mas fiquei amigo de um padre que quase me obrigou a ler. Atendi o pedido dele. Que maravilha! Chesterton, católico, conta com bom humor, sarcasmo e muita criatividade sobre o seu próprio processo de caminhada até a mensagem louca da cruz. Apologético, atual, engraçado, cativante. São muitos os adjetivos para falar desta peça rara da literatura cristã.


 
NO CREPÚSCULO DO PENSAMENTO OCIDENTAL
Herman Dooyeweerd
Tento ler este livro há mais de 3 anos e não conseguia. Precisei de alguns módulos do mestrado em Teologia Filosófica pra me sentir apto a ler este livro. Ele é bem introdutório ao pensamento de Dooyeweerd, mas a noção de "dogma" dentro do sistema ocidental de pensamento é interessante demais. O cito aqui por ser a única obra dele em português, mas Dooyeweerd nos é mais bem apresentadado na sua New Critique. A base de Van Til, Schaeffer e do Calvinismo Holandês de um modo geral é este cara. Leiam!
  

 O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA
Olavo de Carvalho
Este livro não poderia estar aqui porque ainda não li todo. Mas o tenho a menos de 24 horas e li 150 páginas e mal consigo parar. Olavo é monstruoso, sarcástico, inteligente, grosso... Ele é um misto de tudo que um bom professor precisa ser. Suas inserções sobre cultura e vocação são as mais marcantes para mim até agora. Me fez refletir muito acerca de nosso país e o modus operandi ou status quo que a sociedade brasileira admitiu e acha ser a melhor coisa do mundo.


Enfim, está aí a minha lista, pessoal, desfrutem, comprem os livros, leiam e, por favor, publiquem suas listas e nos ajudem a qualificar nossas bibliotecas!

Abração,


Pr. Maicon 

Você Poderá Gostar de:

2 comentários

  1. NO CREPÚSCULO DO PENSAMENTO OCIDENTAL
    Herman Dooyeweerd ainda está na estante, ainda não consegui ler, keller estamos usando o livro Deus prodigo na escola dominical realmente é muito bom. Mas o que esta abalando toda minha visão ( calvinista, reformado, cristão) é o livro AS DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE REFORMADA Antônio Carlos costa

    ResponderExcluir
  2. Eu li seu post e esqueci de comentar... hehe.

    Gostei muito da lista, mano! Dela só li o do DeYoung/Gilbert e achei muito bom também.

    Tem vários aí que já estavam na minha lista de próximas compras/próximas leituras. E pelo empolgante comentário seu ao "A Cruz do Rei", acho que vou começá-lo já na próxima semana.

    Enfim, gostei bastante da lista. Vai me fazer gastar... hehehe.

    ResponderExcluir

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato