Cultura featured

Pra Ver a Banda Passar Cantando Coisas de Amor

11:15Maicon Custódio


Hoje é meu aniversário. Em dias assim é normal a gente parar pra pensar na vida, fazer um balanço do ano que passou e planejar algumas coisas para o ano seguinte. Dias atrás me sentei por pouco mais de dez minutos na sala de aula onde meu grande amigo, Pr. Valdinei, falava de forma desafiadora sobre o Cristianismo e a impossibilidade de sermos meros espectadores em relação à missão cristã. Em suas palavras: "Não dá para ser mero observador, tem que pegar seu instrumento e tocar junto com a banda". Me pus a pensar sobre a banda que passa diante de mim agora, fiz minhas reflexões, concluí algumas coisas e gostaria de compartilhar algumas delas com vocês.

O simples fato de citar a palavra "banda" me remete à canção do gênio Chico Buarque e, a partir daí, começou a fluir a ideia deste texto.Em síntese a canção conta de um alguém que estava à toa, até que "seu amor" o chamou para ver a banda passar e cantar coisas de amor. Enquanto a banda passava a alegria era notável: moça chorosa sorriu, rosa fechada se abriu, avarento esqueceu do dinheiro e assim por diante. As pessoas pararam o que estavam fazendo para ver a banda passar falando do amor, mas o final é triste. Volta a ser preto e branco o cenário que por alguns instantes teve cor. A banda passou e a gente sofrida voltou ao velho sofrimento e à rotina de dor. A banda passou e a realidade de uma vida sem sentido foi o que restou àqueles que tiveram flashs de alegria e realização. Note estes versos:

Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor

 Quero propor uma analogia da Banda e o Evangelho com base nas palavras de Jesus em Lucas 9.57-62:



Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".
Jesus é veemente neste trecho. Ele não quer gente que esteja presa a outras coisas e pessoas mais do que esteja presa a Ele. Ele não quer ser como na banda de Chico onde as pessoas ouvem a canção e voltam pra casa e pra mesma velha vida de sempre. Cristo diz: "Não. Não dá tempo de ir resolver últimos detalhes antes de resolver entrar na banda". Pode ser que quando você volte a banda já esteja na próxima cidade, por isso, é urgente, prioritário e inadiável que seja agora, sem rodeios nem esperas. Ele está falando de Reino. "Deixe os mortos e vá proclamar o Reino" ou "Se olhar pra o que ficou pra trás você não é capaz de estar no Reino". Ele não quer que no final, como na canção, você volte à velha vida. As coisas de amor que você ouviu são fortes demais para voltar ao que fazia antes como se nada tivesse acontecido.

O Evangelho, como eu falo com freqüência aqui, não é uma reunião de regrinhas, mas a boa notícia de que Deus se fez carne na pessoa do Filho, Jesus e isto proporciona salvação aos homens. Esse Evangelho pessoal é a banda que passa e traz alegria e variedade de cores pra um mundo abatido e monocromático. Na banda de Chico, você apenas vê a banda passar e falar do amor, mas na banda do Evangelho não existe passividade, não é possível àqueles que ouviram a beleza das "coisas de amor" fiquem parados apenas a admirar. Pois a banda passa, o som passa e a velha rotina pode se abater sobre o ouvinte.

A forma de eternizar o som da banda é simples: Venha para a banda! Vá dançando ao som das canções do amor, use sua voz pra cantá-las ou traga seu instrumento, pois do contrário a banda passa e a música se acaba para você. Anote isso: A música só continua para você quando você entrar na banda! E aí, meu amigo, é a sua vez de passar pelas praças, campos e cidades cantando coisas de amor e fazendo a banda crescer!


Cristo não está promovendo um mero espetáculo para ter alguns observadores, ao contrário, Ele está mudando o mundo através da canção do Evangelho Redentor e nos convida pra tocar nessa banda...


Esse é meu lema neste aniversário. Fazer música pra ver se você vem logo tocar na nossa banda.


Abração triplamente forte,


Pr. Maicon


---------------------------------------------------------------------------

Ouça Palavrantiga falando sobre a banda para te inspirar!












Você Poderá Gostar de:

1 comentários

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato