featured Maicon Custódio

Não Existe Redenção Pela Política

14:23Maicon Custódio

Donald Trump no centro. Na esquerda e direita os líderes do BREXIT, Boris Johnson e Nigel Farage, respectivamente.


É fato consumado que o atual nível de politização de nossa vida é anormal. Falo por mim mesmo, pois, faz tempo que tenho gastado um relativo tempo em leituras sobre política, economia e sociedade para tentar entender o mínimo do que tem acontecido no mundo e no momento histórico no qual estamos inseridos.
Tenho bons motivos para estar minimamente satisfeito com os últimos resultados de eleições, referendos e plebiscitos no Brasil e no mundo. Torci e fiz propaganda pelo impeachment de Dilma, torci por Dória em São Paulo, torci contra Freixo no Rio, torci muito pelo BREXIT no Reino Unido, pela recusa ao Acordo de “Paz” na Colômbia e ontem torcia por Donald Trump na América.

Entretanto, isso não quer dizer que eu creia que qualquer um destes resultados signifique uma panaceia. Longe de mim querer dizer que o mundo vai se resolver depois da animadora guinada à direita no Brasil e em outros lugares – pesquise acerca da Hungria, Polônia e Marine Le Pen na França. Se creio que pode haver uma considerável melhora? Creio. Se acredito que o refrear do da visão globalista de esquerda é uma vitória? Sem dúvida. Mas não me iludo.

Sei que ideologia é ilusão e idolatria – aprendi com David T. Koyzis. Sei que não são políticas de matriz A ou B que vão resolver os males do mundo. Sei que preciso continuar caminhando e lutando todos os dias pelo pão e pela dignidade da minha família. Entenda-me: estou sinceramente satisfeito com os rumos destes resultados, mas não atribuirei qualquer valor escatológico e redentivo a isto. Não existe redenção pela política.

Toda fé cega e inconsequente em qualquer sistema político é fadada a fracassar. Esses deuses têm seus pés de barro e, cedo ou tarde, cedem diante dos nossos olhos. Lidamos com homens e mulheres falhos e pecadores, com sistemas de pensamento humanos e sujeitos às mesmas derrocadas, pois, falhar e decepcionar são duas das marcas mais naturais de toda e qualquer pessoa que habita este lindo planetinha azul.

Acredito de verdade, e continuarei eternamente acreditando em uma única possibilidade de solução para as nações, povos, governos e sociedade: o Cristo encarnado, morto e ressurreto. Não há solução para o pobre, o índio, o negro, o branco, o rico, o gay, o hétero, o deficiente, o comunista, o liberal ou o conservador senão por meio dEle. Enquanto todos os sistemas falham Ele se mantém imutável.

A intenção deste texto não era fazer uma análise, apresentar uma visão política cristã-reformada – quem sabe outra hora – ou expressar as diferenças entre progressismo e conservadorismo. Não tinha a intenção de ser longo. É apenas o desejo de dizer que O Rei está nu e que os ídolos são feitos de barro e que não há esperança em nada debaixo do céu. Um alerta, a começar por mim e também visando chegar a você.


Maicon

Você Poderá Gostar de:

0 comentários

Comente. Debata. Discorde. Elogie. Concorde.
Desfrute deste espaço que é seu, amado leitor.
Apenas me conservarei no direito de não responder ANÔNIMOS e conseqüentemente deletar seus comentários.

Na paz do Eterno.

Pr. Maicon

Instagram

Siga!

Formulário de contato